Osteoartrite (artrose)
Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Caracteriza pela danificação da cartilagem e os tecidos circundantes, implicando dor, rigidez e perda da função.
A tentativa dos tecidos em reparar a lesão pode levar ao crescimento de osso novo e outros tecidos. O osso pode crescer demais nas bordas da articulação, causando colisões (osteófitos) que podem ser vistas e sentidas. Em última análise, a superfície lisa e deslizante da cartilagem torna-se áspera e perfurada, de modo que a articulação já não pode mover-se suavemente e absorver impacto. Todos os componentes da articulação — osso, cápsula articular (tecidos que envolvem a maioria das articulações), tecido sinovial (tecido que reveste a cavidade articular), tendões, ligamentos e cartilagem — apresentam deficiências em várias formas, alterando, assim, a função de articulação.
Sintomas
Geralmente, os sintomas da osteoartrite desenvolvem-se gradualmente e afetam as articulações dos dedos, base dos polegares, pescoço, parte inferior das costas, dedões dos pés, quadris e joelhos.
A dor, geralmente descrita como uma dor profunda, é o primeiro sintoma e, quando ocorre nas articulações que suportam peso, geralmente é agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso (como ficar em pé). Em algumas pessoas, a articulação pode ficar rígida após o sono ou inatividade, mas a rigidez normalmente desaparece dentro de 30 minutos, especialmente se a articulação for movida.
Conforme a doença provoca mais sintomas, a articulação pode tornar-se menos móvel e acaba por não ser capaz de estender-se ou flexionar-se totalmente. O crescimento de osso novo e outros tecidos pode aumentar as articulações. Irregularidades na superfície da cartilagem causam ruídos de raspagem, rangido e crepitação quando elas são movidas e ocorre o desenvolvimento de dolorimento.
A osteoartrite pode ser estável por muitos anos ou pode progredir muito rapidamente, mas, na maioria das vezes, progride lentamente depois que os sintomas se desenvolvem. Os pacientes quando não tratados precocemente desenvolvem algum grau de deficiência.
Diagnóstico
O médico faz o diagnóstico de osteoartrite baseado nos sintomas característicos, exame físico, exames de sangue, bem como em achados através de radiografia de articulações (como crescimento ósseo e estreitamento do espaço articular).
Tratamento
O tratamento é feito pelo médico reumatologista, podendo ser necessário um plano de tratamento com o auxílio de fisioterapia e cirurgia. Com o reumatologista, os principais objetivos do tratamento da osteoartrite são alívio da dor e cuidados para manter a flexibilidade da articulação. Esses objetivos também são alcançados através de medidas físicas que envolvem exercícios de força, flexibilidade, resistência e reabilitação.
