Tendinites e bursites
A boa função do sistema músculo-esquelético depende da integridade de seus componentes: ossos, músculos e tendões, articulações, bursas e ligamentos). Quando um desses componentes não funciona bem, isso se reflete em dor e dificuldade de realizar os movimentos. Esses sintomas decorrem de lesão ou inflamação das estruturas que estão em volta das articulações, resultando em bursites, tendinites, entesites e dor miofascial. Essas inflamações são habitualmente temporárias e não causam deformidade, mas podem se tornar crônicas.
As bursas são pequenas bolsas com líquido dentro, que têm como função proteger os músculos e tendões do contato com o osso e facilitar o deslizamento entre as estruturas. As bursites (inflamação das bursas) podem ocorrer em diversos locais do corpo, mas as mais comuns são nos cotovelos, joelhos, ombros e quadris.
Os tendões são uma extensão dos músculos e sua função é de ligar os mesmos aos ossos. À semelhança das bursites, as tendinites (inflamação nos tendões), também podem ocorrer em diversas localizações, sendo as mais comuns nos dedos das mãos (especialmente do polegar), ombros e nádegas.
Sintomas
Os sintomas da tendinite e da bursite são muito semelhantes, e ambos envolvem:
-
Sensibilidade e dor ao realizar movimentos
-
Vermelhidão
-
Inchaço
-
Sensação de temperatura elevada devido a inflamação
-
Dificuldade e rigidez agravada por movimento
-
Piora perceptível no período noturno, durante e após atividade
Diagnóstico
O diagnóstico de todas essas condições é baseado na história trazida pelo paciente e exame clínico. Radiografias excluem anormalidades ósseas. Tendões, ligamentos e bursas não são visíveis em radiografias, no entanto, o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente, da ressonância nuclear magnética trouxeram um grande auxílio na definição do local inflamado e no grau de inflamação da lesão.
Tratamento
O tratamento é baseado em repouso, medicação anti-inflamatória e fisioterapia (para alongamento e fortalecimento da musculatura da região afetada). Eventualmente, a critério do médico reumatologista, a infiltração por injeção com corticóide traz grande alívio.
