
PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS
A Infiltração Articular e Periarticular são procedimentos realizados pelo médico reumatologista quando há um quadro clínico de inflamação. É um instrumento terapêutico que traz grande alívio ao paciente quando há presença de dor e inchaço na região afetada.
Essa intervenção é feita através da introdução de medicações de ação antiinflamatória dentro do espaço intra-articular através de uma injeção. Têm como maiores indicações quadros de artrite de difícil resposta à medicação oral (artrite refratária) principalmente se em poucas articulações.
Uma das doenças elegíveis para o procedimento são as artropatias inflamatórias crônicas - como a artrite reumatóide -, que quando não tratadas de forma adequada podem provocar lesões em todos os componentes articulares, inclusive ósseo, provocando dor e deformidade. Quando há deformidade já consolidada, pode-se observar o prejuízo funcional do paciente.
A infiltração articular e periarticular têm como objetivo reduzir a inflamação presente no espaço articular e retirar, quando presente, o líquido do derrame articular.
Dentre as as medicações aplicadas na técnica de infiltração articular e periarticular, as mais utilizada são da família de corticosteróides, que costumam apresentar resultados satisfatórios, trazendo alívio. Têm alta potência antiinflamatória e atuam diretamente na articulação inflamada, diminuindo a concentração de células inflamatórias da membrana sinovial acometida.
Na consulta, o paciente receberá a medicação e seguirá as recomendações médicas após o procedimento, como: repouso articular por 48 horas, para evitar a saída da medicação na região intra-articular e, assim, aumentar o seu efeito local. O médico reumatologista é o especialista que realiza o procedimento e que está habituado a tratar articulações com artrite diariamente. O profissional irá responder as dúvidas na consulta sobre a infiltração e fará o procedimento de forma segura, quando houver indicação.