top of page
Buscar

Não é "só tendinite"!

Atualizado: 6 de ago. de 2024


O que é tendinite?

Quando alguém é diagnosticado com tendinite, significa que um dos tendões está inflamado, o que pode acontecer por diferentes razões.

Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos ombros, cotovelos, pulsos, joelhos e tornozelos. Essa condição é frequentemente associada à prática de atividades repetitivas, lesões ou envelhecimento.

Os sintomas mais comuns são dor, dificuldade de movimento e limitação em algumas atividades.

E quem já teve tendinite sabe o quanto o tratamento pode ser difícil! A dor pode se tornar crônica, atrapalhando as atividades diárias.

Por isso, quando alguém é diagnosticado, é importante buscar ajuda médica para entender a causa específica e seguir um tratamento adequado.

Importante deixarmos claro que, quando falamos em tendinite, estamos indicando uma inflamação do tendão, como o sufixo "ite" sugere.

Já a doença do tendão é mais complexa e é chamada de tendinopatia.


Diferenças entre Tendinopatia x Tendinite

A tendinopatia é um termo mais amplo que abrange diversas condições que afetam os tendões. Isso inclui não apenas a tendinite aguda, mas também outras formas, como tendinose crônica.

Ao contrário da tendinite, a tendinose não envolve inflamação aguda; em vez disso, está associada a pequenas lesões e degeneração do tecido ao longo do tempo. Essa condição é crônica, persistindo por longos períodos, e pode ser mais desafiadora de tratar do que a tendinite.


Tratamento

Antigamente, as tendinites eram sempre abordadas sob o ponto de vista biomecânico, associando a lesão simplesmente ao excesso de carga ou movimento.

Hoje, essa visão está passando por uma transformação!

Embora o esforço físico ainda seja frequentemente considerado um fator, percebemos que as tendinites também estão ligadas a condições autoimunes inflamatórias, como as espondiloartropatias.

Além disso, elas podem surgir como efeito colateral do uso de certos antibióticos, em algumas doenças metabólicas e em condições genéticas, sem depender exclusivamente do excesso de esforço.

Como falamos antes, quem já teve tendinite conhece a dificuldade do tratamento!

Com essa mudança na perspectiva médica, podemos ter uma mudança mais positiva em relação ao tratamento dessa condição tão comum, mas que ainda precisa de diversos aprimoramentos para garantir uma abordagem mais eficiente.


ree

 
 
 

Comentários


Endereço
Agende a consulta

Clínica Affabile

Rua Miguel Tostes, 201. Sala 810 

Rio Branco - Porto Alegre/RS

Fixo e Whatsapp Clínica Affabile (51) 3392-0161

Whatsapp Dra Larissa (51) 993841523

  • Instagram
  • Facebook

©Larissa Vargas Cruz Reumatologista CRM 44229 RQE 39932 

bottom of page